Roma Antiga (parte 1) - origem, localização, resumo da monarquia, república e império | Resumos de História

A Roma é uma cidade da atual República Italiana, localizada no centro da península itálica às margens do rio Tibre, tendo assim acesso rápido e fácil para o rio e para o Mar Tirreno.  Além disso, os moradores contavam e contam com a proximidade dos Alpes, cordilheiras localizadas ao norte, colaborando com a defesa da cidade.
Roma surgiu por causa de ondas migratórias até a região, juntando diferentes povos e culturas na área da península, os indo-europeus, latinos, gregos e italiotas. Os romanos são descendentes dos italiotas, que chegaram até Roma por volta de 2000 a.C. Na cidade de Roma, haviam os povos latinos e como seu maior rival, mais ao norte os estruscos. A fundação da cidade foi oficialmente em 753 a.C. iniciando assim, a Monarquia que durou até 509 a.C., dando espaço para a República Romana. mas a república acabou alguns séculos depois, começando em 27 a.C. o Império. 

Roma possui duas teorias sobre sua origem: ORIGEM MITOLÓGICA e ORIGEM HISTÓRICA.

ORIGEM MITOLÓGICAOs antigos romanos acreditavam que Roma teria sido fundada por dois irmãos, Rômulo e Remo que foram abandonados e amamentados por uma loba e depois lutaram um contra o outro e com a ajuda dos deuses Rômulo ganhou e fundou a cidade com o nome em homenagem a ele próprio.

ORIGEM HISTÓRICA - Com as ondas migratórias, chegaram na região da Itália povos indo-europeus, que se juntaram e formaram aldeias e posteriormente a cidade de Roma, inaugurando como primeira forma de governo a Monarquia.


A cidade romana foi dividida em três períodos: a Monarquia, a República e a Monarquia.

MONARQUIA - se você vivesse durante todo o período da Monarquia, veria sete reis diferentes governarem a cidade, sendo eles, o possível fundador, dois sabinos um romano e três estruscos. Durante a Monarquia, Roma ganhou seu aspecto de cidade, se urbanizando. Também foi conquistada pelos seus "amados" rivais, os estruscos.

REPÚBLICA - não se sabe ao certo porque houve a queda da Monarquia, mas os estudiosos acreditam que os estruscos, que estavam dominando a região acabaram perdendo o apoio da aristocracia romana, ou seja os patrícios, a classe social mais nobre da Monarquia de Roma. Até então os pebleus (outra classe social. mas dessa vez um pouco mais pobre) não tinham poder político. Além disso, neste período foi dado o início à expansão romana.

IMPÉRIO - durante a república, foram criados órgãos políticos, que no Império foram mantidos, porém com o poder reduzido, concentrando a autoridade no Imperador. Não havia nenhuma regra fixa para a sucessão imperial, o próprio imperador escolhia o próximo governante.








AVISO: (não tem nada haver com o resumo) para este resumo estar entre os mais acessados do blog precisamos de pelo menos 26, 33 e 66 acessos para estar no teceiro lugar, segundo e primeiro respectivamente. Esperem a próxima parte, aguarde atualizações no perfil do Instagram (link na descrição).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Criacionismo e Evolucionismo - diferenças, comparações, evoluções do Evolucionismo | Resumos de História

CONHEÇA O BLOG

Período Neolítico e Idade dos Metais - evolução agrícola, invenções e as novas atividades econômicas | Resumos de História