Colonização da América espanhola- como teve início, divisão de terras, colonização e exploração | Resumos de História
Este resumo não teve muito haver com a temática que estamos seguindo, mas foi pedido de alguém.
A colonização da América espanhola se deu início graças as Grandes Navegações, Cristóvão Colombo havia encontrado um novo continente, que logo depois foi batizado de América. Para a divisão de terras, Espanha e Portugal fizeram um acordo, dividindo assim o mundo por meridianos, mas assim Portugal só teria direito às terras africanas, com isso fizeram um tratado para melhor conveniente: o Tratado de Tordesilhas. Assim dividindo o novo continente em dois países, o lado leste ficaria com Portugal e o lado oeste com a Espanha.
Os espanhóis não vieram para as Américas para fazer um povoamento, e sim em busca de materiais preciosos, tornando assim a conquista espanhola algo exploratório. Chegavam no local, aproveitavam as riquezas, além de dizimar populações indígenas impondo sua cultura, a religião católica e o espanhol e depois aproveitaram as fortunas naturais de cada local.
A Espanha tinha controle de boa parte da Américas Central, Sul e Norte.
No início, havia muitas brigas entre exploradores, navegantes e soldados (conquistadores) contra a autoridade real. Os conquistadores eram nobres sem dinheiro, e estavam interessados na aquisição de terras e trabalhadores no novo continente, coisa que não poderiam fazer na Europa; criando rebeliões frequentes.
Comentários
Postar um comentário