GRÉCIA ANTIGA (parte 1) - períodos da Grécia Antiga e filosofia | Resumos de História
Como alguns já sabem, a filosofia é a base de todas as ciências que existem hoje. Além de ser muito importante na Grécia Antiga. A filosofia é uma ciência que critica tudo na vida, por que existimos, quem nós somos e muitas outras perguntas. Algo que nos incomoda e que possivelmente nunca teremos uma resposta certa. A filosofia é o primeiro passo para uma comprovação, questionação. Criticar, pensar, se incomodar; parte, fatos, fases da filosofia. Uma resposta "exata" é impossível na filosofia, pois cada tem sua maneira de pensar, seu ponto de vista sobre a vida.
A virtude na Grécia, não é um dom e sim uma vontade, para os gregos, ser virtuoso é ser vitorioso, se você é bom e se estabiliza, não é valorizado. Eles admiram quem se supera uma única vez ou várias vezes, já é um vitorioso.
Assim como a história é dividida em períodos, a Grécia antiga também.
PERÍODO PRÉ-HOMÉRICO (XX)
Neste período se formam em Cnossos, Faístos, Mália e Creta as famosas gênos que são famílias que ocuparam esta área. Neste período aconteceu a primeira diáspora grega, a causa dessa dispersão foi a falta de solo fértil na Europa. E acabaram na Grécia, algumas regiões possuíam o solo esperado, essas regiões rapidamente foram tomadas pelas primeiras gênos, e depois ocorreu pequenos conflitos pelas terras mais férteis.
As gênos eram autossuficientes e praticavam o coletivismo. Essas famílias eram patriarcais, ou seja, o pai mandava na família e as mulheres não podem ficar sozinhas, porque podem ser sequestradas, até se casarem, o pai cuida delas, depois é o marido.
Período que se temo registro mais antigo de ocupações na região conhecida atualmente como Grécia, que surgiu a cidade de Creta. E não há muitos registros escritos, mas tem grandes palácios, com muitas artes.
PERÍODO HOMÉRICO (XII)
Nesse período também não se tem muitos registros escritos, mas há alguns livros que podem funcionar como fonte histórica, pois tem muita ficção e talvez algumas verdades. Naquela época, a cidade de Tróia era uma grande potencia comercial.
Este período tem esse nome, porque, os livros que possuem ficção e realidade, muitos foram escritos por Homero. Os livros "A ODISSÉIA" e "A ILÍADA", obras atribuídas ao poeta Homero, pode ter existido, "A Ilíada" trata a Guerra de Tróia (em grego Ílion, daí o nome Ilíada), "A Odisséia" narra a volta do herói grego Ulisses (que em grego, Udysseus, daí Odisséia).
PERÍODO ARCAICO (VIII)
Período em que se formaram as cidades-Estado e da expansão dos gregos pelas regiões próximas, como o sul da Itália. Com culturas parecidas, mas ainda diferentes.Atenas é a cidade mais imporatnte da Grécia com vários acontecimentos. Foram tantas expansões, que na área grega conquistada ou não chegou a possuir três mares banhando a Grécia.
Os demos deram origem às cidades-Estados, ou PÓLIS, a principal transformação do Período Arcaico.
A pólis grega era uma cidade com leis próprias costumes próprios e governos próprios, completamente autônoma em relação às outras. O traço comum entre elas: religião, a cultura e língua.
PERÍODO CLÁSSICO (VI)
Período de maior brilho da civilização grega, com arte, teatro, escultura, literatura. Um período muio cultural, o mais conhecido. Neste período, Atenase Esparta atingiram os seus âuges, com os gregos se envolvendo em guerras prolongadas.
Comentários
Postar um comentário